SCM Music Player

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"DIRETORES DOS BOTOS SÃO PREGUIÇOSOS"

O boicote à festa do Sairé, que pode acontecer por meio dos Botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, é motivo de polêmica e mostra falta de sentimento cultural, segundo pessoas ligadas ao folclore local. O artista plástico Laurimar Leal cita que “para haver folclore, é preciso que tenha povo, costume e tradição. E o costume e a tradição quem mantêm é o povo”, confirma o artista plástico.
“Se tirar o povo e ficar contando apenas com apoio da Prefeitura, ajuda de seu fulano e seu beltrano, deixa de ser folclore, porque não tem a participação do povão”, disse Laurimar: “Folclore é costume e tradição, se eles vão querer boicotar, vão acabar com tudo e a culpa fica sendo de quem? Dos coordenadores dos Botos, porque foram eles que boicotaram. Esta é que é a verdade”, confirma o artista plástico. “Este boicote é preguiça, falta de iniciativa, além da falta de amor à cultura popular”, enfatiza Laurimar Leal.
 
Histórico: Conforme o artista plástico Laurimar Leal, a história dos Botos começou no ano de 1997. Quem criou os Botos não foi somente o pessoal de Alter-do-Chão. “Nós iríamos colocar o festival aqui em Santarém, eu iria tomar conta do Boto Tucuxi e o artista plástico Renato Sussuarana, do Boto Cor-de-Rosa”, recorda Laurimar Leal. “Mas em conversa com Hélcio Amaral, resolvemos ir para Alter do Chão, para evitar acabar a verdadeira Festa do Çairé, com cedilha, não com S”, diz Laurimar: ”Essas coisas é que faltam ser resgatadas e ser levadas a sério”, enfatiza o artista plástico.
Estas declarações do artista plástico, foram feitas a partir da notícia divulgada na semana passada de que, uma das mais tradicionais festas folclóricas da região Oeste do Pará, realizada no mês de setembro na Vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, corre risco de não ter a participação dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, atrações principais da Festa.
E que o coordenador da festa tradicional turística, Marlisson Soares, esclareceu que os dirigentes dos botos Tucuxi e Cor de Rosa ameaçam não participar, pois segundo eles, falta menos de um mês para o evento, e a ajuda financeira por parte da Prefeitura e do governo do Estado, ainda não foi repassada. “Até agora a gente não tem recurso nenhum, os Botos não tem ainda nenhuma posição de repasse e esse é um problema que a gente está enfrentando hoje”, desabafou Marlisson Soares.
Outro impasse é em relação ao espaço onde é feita a tradicional disputa dos botos. Na Praça do Sairódromo ainda é possível encontrar restos de alegorias enferrujadas do ano passado. Um verdadeiro absurdo. Para que se tenha uma ideia do extremo da situação, desde o Sairé do ano passado não foi realizada nenhuma atividade ou limpeza no lugar.
Moradores reclamam que todo ano é assim, e que já foram feitas promessas de construção de um local definitivo para o evento, porém até agora só promessas.
 
 
 
Por: Carlos Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.