SCM Music Player

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PRESIDENTE DA OAB DESMORALIZA ADVOGADOS DE SANTARÉM

O advogado Sérgio Alberto Frazão do Couto, que já foi presidente da OAB Pará, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, fala sobre a atual administração da OAB no Pará. Na entrevista, ele sobre a visita a Santarém do presidente Jarbas Vasconcelos, da situação constrangedora que ficou com o esquecimento da OAB de Santarém por ocasião de um evento que será realizado em todo o Pará, da próxima eleição para a presidência da Ordem, entre outros assuntos. Veja a entrevista:
 
Jornal O Impacto: É correto o Presidente Jarbas Vasconcelos convocar a impressa e falar aos jornalistas, ao lado de seu candidato da Subseção em Santarém?
Dr. Sérgio Couto: Ele deveria estar acompanhado do atual Presidente da Subseção de Santarém, que é quem representa a instituição no local. O fato do Jarbas Vasconcelos menosprezar o Presidente eleito e regularmente empossado da Subseção de Santarém, bem denota o seu despreparo cívico e democrático para dirigir a valorosa instituição dos advogados santarenos. Na verdade, o que o Jarbas Vasconcelos está fazendo é propaganda eleitoral antecipada do seu candidato em Santarém, o que por certo renderá outro processo (ele já tem mais de 5 (cinco) e acabará por implicar em sua própria inexigibilidade e ilegibilidade do candidato que é por ele apoiado, que se vale das propagandas ilícitas cometidas.
Jornal O Impacto: Pode a OAB promove jantar para os advogados, mas deixar encarregado para a distribuição dos convites seu candidato a presidência da Subseção em Santarém?
Dr. Sérgio Couto: Evidentemente que não. Quem representa a OAB em Santarém é o seu Presidente e não qualquer candidato. Essa é outra fórmula deplorável a que lança mão Jarbas Vasconcelos para desmoralizar, espezinhar e menosprezar os valorosos advogados da Pérola do Tapajós, como assim é conhecida a nossa querida Santarém. Ao mesmo tempo, comete outro delito eleitoral, de promoção pessoal e utilização dos bens de serviços da instituição em benefício próprio e de seu candidato, o que é reprovado pela Lei Eleitoral da OAB.
Jornal O Impacto: Se o jantar era dos advogados, por que não convidou todos os advogados de Santarém e região?
Dr. Sérgio Couto: Evidentemente porque é uma outra presepada do Jarbas a revelar seu imenso despreparado para ocupar o cargo que exerce. Como, aliás, eu já denunciei desde 2009, quando publiquei uma série de artigos nos jornais da Capital, denunciando o despreparo desse cidadão para comandar a entidade dos advogados paraenses. O que eu previ acontecer não precisava de nenhuma vidência. Só analisar o passado daquele cidadão, que conseguiu jogar na lama a credibilidade e a respeitabilidade de nossa instituição. Vai ser um trabalho imenso reconstruir nosso conceito público e restabelecer a paz entre a classe, atualmente completamente conflagrada, após o episódio da venda fraudulenta do terreno em Altamira e a intervenção do Conselho Federal em nossa Seccional. A responsabilidade é dos advogados mais jovens. Eu que já estou no final da carreira, caso este cidadão seja reconduzido à OAB-Pará, nunca mais participo de nada na instituição. Por isso, é preciso que todos saibam o quanto a OAB/PA perde por conta das tropelias do Sr. Jarbas Vasconcelos, o que nos pespegou a pecha de primeira e única Seccional a estar sob intervenção do Consleho Federal entre todas as outras seccionais, durante toda a história da instituição. Algo extremamente vergonhoso e acachapante.
Jornal O Impacto: É correto a OAB tendo uma sede, com auditório climatizado e com capacidade para 200 (duzentos) lugares, realizar um evento em um hotel de luxo à custa da Ordem, quando suas próprias instalações em Santarém estão aptas para suportar um evento como esse?
Dr. Sérgio Couto : Evidentemente que não! Todos os administradores de todas as seccionais da OAB no Brasil se caracterizam pela austeridade nas finanças. O que se percebe na OAB-Pará é um festival de gastos desnecessários, próprio da vaidade imperial do Jarbas, que, por sinal, não tem a menor intimidade com a arte de administrar bens dos outros, no caso, dos colegas advogados do Pará. Todos os advogados do Pará têm a obrigação de afastar esse senhor da frente de nossa tão amada instituição.
Jornal O Impacto: Por que só agora no período em que antecede as eleições da OAB, ele resolveu vir a Santarém para a tomada de compromissos dos advogados?
Dr. Sérgio Couto: Evidentemente que ele está em desespero para conseguir votos para se reeleger. E nesse afã não hesita em cometer as mais desatinadas ações popularescas. Está incorrendo no ridículo diariamente. Já até assinou nota fúnebre no jornal, convidando para a missa de sétimo dia de colegas falecidos, como se fosse parente ou grande amigo do falecido. Virou motivo de chacota esse uso indevido do nome de nossa instituição.
Jornal O Impacto: É verdade que a OAB Rio está financiando os “tokens” da autenticação digital dos advogados do Pará?
Dr. Sérgio Couto: Quem disse isso foi ele. Tenho cópia de seus comunicados arquivados em meu computador. Aliás, isso é objeto de uma representação formulada contra ele e contra o Presidente do Rio de Janeiro, Wabih Damous, por um advogado cujo nome não me recordo agora, que está em tramitação perante o Conselho Federal. Isso pode redundar em inelegibilidade por uso indevido de bens e serviços da instituição para fins eleitorais.
 
 
 
O Impacto

Um comentário:

  1. A Advocacia é a única profissão diretamente instituida pela Constituição Brasileira exatamente por seu extraordinário impacto social. A eleição na OAB compete aos advogados, mas repercute em toda a sociedade. O povo brasileiro rejeita advogados corruptos, relapsos e incompetentes. O povo brasileir exige respeito, exige decoro e dignidade dos exeercem essa relevante atividade. Sergio Couto revela o retorno da OAB-PA ao caminho da honra e da ordem.

    ResponderExcluir

Comente esta matéria.