SCM Music Player

sábado, 3 de agosto de 2013

O que seus políticos fizeram para melhorar sua vida?

Esta é a pergunta que todo eleitor deveria se fazer antes de votar novamente em um candidato. Mas esta é uma prática que não vem sendo realizada pela maioria das pessoas.
Melhorias na saúde e saneamento básico, novas escolas, mais empregos, valorização do esporte... Tudo isso sempre foi proposta de campanha dos mais diversos tipos de políticos. Não importa o cargo. Vereador, prefeito, deputado, senador, governador ou presidente. Todos eles fazem as mesmas promessas.
O intrigante nisto é a facilidade com que eles falam em resolver os problemas da sociedade. Primeiro mostram o problema, falam “é simples resolver”, mas quando assumem o poder colocam todas as dificuldades possíveis. E aí? Não era fácil na campanha? O candidato não tinha a solução na época? O que aconteceu? A ideia sumiu? Acho que este golpe já não pode mais ser aplicado. É melhor o candidato falar a verdade agora do que mostrar que mentiu depois. O povo já está atento às falcatruas.
Mas vamos analisar uma questão importantíssima: asfalto nas ruas.
Muita gente cobra dos governantes as falto nas ruas. Claro que é bem melhor do que pisar na lama. Mas esta seria a solução? Vamos lá.
Um homem mora em uma casa de madeira toda improvisada. O telhado é remendado com lona velha e o chão é de terra batida. Sua família, esposa mais 5 filhos, sustentam-se com uma cesta básica por mês, entregue por uma ONG, e de alguns bicos esporádicos que o homem faz.seu filho mais velho está doente e não pode trabalhar, o mais novo luta pela vida no colo da mãe, que faz uma jornada para conseguir atendimento em um hospital público. Os dois do meio não estudam por falta de vaga na escola mais próxima. O pai não tem dinheiro para que eles possam se deslocar para outra mais longe.
Mas, um dia, chegou um caminhão bem grande. E outras máquinas surgiram. Eram bem grandes. De repente, em um mês de trabalho a rua está asfaltada. Agora a lama não suja mais ninguém. Carros passam por ali com mais frequência. “É o desenvolvimento”, dizem muitos. Mas aquele homem, que mora naquela casa, com 2 filhos doentes, sem alimentação suficiente para todos, continua do mesmo jeito.
A questão aqui abordada não é sobre a importância do asfalto. Mas o simples fato de asfaltar uma rua não mudou a realidade econômica do lugar.
Portanto, se uma rua asfaltada não resolve o problema econômico, 15 ou 20 reais que o candidato paga por um voto é que não resolverá.
O mais interessante é procurar saber o que o político fez durante sua gestão e avaliar os benefícios à sociedade. Se o espertalhão não fez o suficiente, basta eliminar e dar oportunidade aos outros.

Claro que não há tempo para ficar “testando” candidatos, mas vale a pena ouvir com atenção o que eles têm a dizer e cobrar depois que estiverem no poder. Mas cobrar como se fosse a sua última esperança. Senão, tudo fica na mesma e você acaba morrendo como uma simples estatística, não como alguém que fez parte do real desenvolvimento.
Você tem esta escolha.



Elielson Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.