SCM Music Player

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

EUA emitem alerta global e citam ameaça da Al Qaeda

Embaixada dos Estados Unidos no IêmenOs Estados Unidos emitiram nesta sexta-feira um alerta mundial a norte-americanos fora do país, afirmando que a Al Qaeda planeja cometer atentados em agosto, especialmente no Oriente Médio e no norte da África. O alerta do Departamento de Estado tem como base a mesma informação de inteligência que resultou na decisão de fechar 21 representações diplomáticas no próximo domingo no mundo islâmico.
"O Departamento de Estado alerta cidadãos dos EUA para o continuado potencial de ataques terroristas, particularmente no Oriente Médio e norte da África e, possivelmente, ocorrendo na Península Arábica, ou dela emanando", diz a nota divulgada. "A atual informação sugere que a Al Qaeda e organizações afiliadas continuam a planejar ataques terroristas tanto na região como fora dela. Os ataques podem ser conduzidos no período entre agora e o final de agosto".
Cidadãos americanos que estão fora do país devem ter precaução, segundo o alerta, que ressalta que os “terroristas podem usar uma variedade de meios e armas e ter como alvo tanto interesses oficiais como privados”. O comunicado destaca a atenção que se deve ter em meios de transporte públicos, incluindo sistemas de metrô e trens, aviões e navios.
Na quinta-feira, o Departamento de Estado disse que embaixadas norte-americanas que normalmente funcionariam no domingo, localizadas em países islâmicos - onde os domingos são dias úteis - não abrirão nesse dia por questões de segurança. Nesta sexta, o departamento disse que serão fechadas as embaixadas dos seguintes países: Arábia Saudita, Afeganistão, Argélia, Bahrein, Bangladesh, Catar, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuait, Líbia, Mauritânia, Omã e Sudão. Também ficarão fechados os consulados de Arbil, no Iraque; Dhahran e Jidá, na Arábia Saudita; e Dubai, nos Emirados Árabes.
A última vez que o Departamento de Estado divulgou um alerta semelhante foi em 11 de setembro do ano passado, informou o jornal The Washington Post. No aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, o consulado americano em Bengasi, na Líbia, foi atacado e o embaixador Christopher Stevens e outros três funcionários americanos foram mortos.
As autoridades americanas não deram detalhes sobre as ameaças, mas uma fonte do governo afirmou que não há informações sobre um alvo específico, o que explica a abrangência das medidas.


(Com agência Reuters)/Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.