SCM Music Player

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ANIMAIS DE SANTARÉM SOFREM NAS RUAS. PODER PÚBLICO NÃO VÊ.

Já não dá mais para fechar os olhos. Eles estão em toda parte. As ruas estão tomadas por cães e gatos abandonados à própria sorte, jogados às doenças e violência praticada por humanos sem o mínimo de noção de solidariedade e respeito.
São milhares de cães e gatos vagando pelas ruas de Santarém. Muitos deles já tiveram um lar, mas foram jogados fora como um brinquedo que quebrou e perdeu a utilidade. Os motivos são os mais diversos e, muitas vezes, absurdos: ESTÃO VELHOS OU DOENTES E OS DONOS NÃO QUEREM TER O TRABALHO DE CUIDAR.
A Associação Anjos dos Animais de Santarém vem realizando um grande trabalho na cidade em defesa destes seres que estão largados no mundo. Sem o apoio do governo, está salvando animais de diversas espécies, como cães, gatos, cavalos, bois, assim como animais da fauna silvestre, como quati, mucura, tamanduá e vários pássaros.
Maus tratos são detectados durante as ações realizadas pelo grupo de proteção animal. Muitos casos não aparecem com facilidade. Os voluntários recebem as denúncias e se deslocam para o local e averiguam a situação. Confirmado o caso de violência contra o animal, orientam os donos a praticarem a posse responsável, com a qual o animal recebe a atenção necessária em relação ao ambiente em que vive e alimentação, assim como cuidados veterinários.
Uma situação que chamou atenção foi a grande quantidade de animais que apresentam sintomas da Leishmaniose, ou Calazar, sendo esta uma das mais perigosas zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e humanos). Já aconteceram alguns casos em Santarém que foram divulgados, mas existe uma grande possibilidade de muitos não serem identificados. Isto passa a ampliar o trabalho dos Anjos, já que trata-se de saúde pública, o que não está sendo levado em consideração pelos órgãos responsáveis.
Para ilustrar a situação, que é alarmante, mostramos algumas imagens, muitas chocantes, do que o grupo de defesa dos animais encontra nas suas ações:








 
Mas não para por aí. A questão dos animais abandonados traz mais um problema para a cidade de Santarém: acidentes envolvendo veículos e animais tem se tornado, infelizmente, fato comum nos noticiários locais. Muitas vidas já foram perdidas, tanto de animais quanto de humanos. Nas estradas que levam aos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra já foram detectadas dezenas de animais atropelados. Além de cães e gatos, podemos considerar a morte de animais silvestres como um vergonhoso crime ambiental.
Fazendo uma análise parcial do que foi apresentado, percebe-se uma dificuldade muito grande dos órgãos responsáveis pela fiscalização e controle de animais e zoonoses em realizar seu trabalho. É importante frisar que o grupo já vem mostrando nos jornais de várias emissoras de televisão da cidade o que está acontecendo, mas nem as autoridades e nem a maioria da população ainda estão sensibilizados com a situação.
A falta de apoio do governo e da sociedade também dificulta o trabalho dos Anjos, que lutam em defesa dos animais e, paralelamente, da saúde pública. Mas com todo o esforço e, principalmente o amor pelos animais, estes protetores da VIDA continuam seu combate contra as injustiças.
Fica aqui um alerta às autoridades de Santarém para que fiquem mais atentos ao que está acontecendo com os animais da cidade. Centenas de pessoas já se manifestaram a favor da Associação Anjos dos Animais através de ligações, dando os parabéns pela iniciativa. E é esta força que mantém viva a esperança do grupo em melhorar de forma considerável a vida dos animais, para que exista uma boa relação com os humanos em todos os níveis.
CUIDE DO SEU ANIMAL COMO O MELHOR AMIGO. MUITAS VEZES É ELE QUEM FAZ FESTA QUANDO VOCÊ CHEGA EM CASA, ENQUANTO OUTROS HUMANOS NEM FALAM COM VOCÊ!
AUTORIDADES, ACORDEM! O PROBLEMA É MAIS GRAVE DO QUE PARECE. ANIMAIS DOENTES NÃO SÃO UM BOM EXEMPLO DE SAÚDE PARA A CIDADE! VAMOS CUIDAR E MELHORAR A ESTRUTURAS DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELO RESGATE, MANUTENÇÃO E DOAÇÃO DE ANIMAIS.
 
 
Nota do Blog:
O Blog do Elielson Rezende está diretamente interessado na solução do problema e outras matérias serão divulgadas com o objetivo de mostrar aos cidadãos santarenos e autoridades a realidade dos animais desta cidade.
 
 
 
 
Elielson Rezende

10 comentários:

  1. Eh verdade!! eu vi aquele cachorro amarelo lá na orla e ele tava morrendo ali! Parabéns Anjos.

    ResponderExcluir
  2. Vamos ser sinceros: o poder público não faz sua parte mesmo..
    Mas a ong sozinha não pode fazer muito. Governo tem q ajudar a ong. Ela faz o trabalho q o governo ñ faz.

    ResponderExcluir
  3. tem um cachorro na minha rua e nós já ligamo pro ccz mas nunca foram buscar...

    ResponderExcluir
  4. Já fui deixar um cachorro lá no ccz e lá é horrível!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso acontece em todo Brasil. Já viajei pra muitos lugares e vi animais mortos pelas estradas. Mas existem lugares onde o CCZ é bem arrumadinho... Não sei como é em Santarém...

    ResponderExcluir
  6. Muito triste esta situação. Na minha cidade aqui no RS muitas pessoas foram às ruas e resolveram (parcialmente) o problema.

    ResponderExcluir
  7. Aqui no maracana tem muito bicho na rua e já vi esses anjos por aqui um monte de vezes. parabéms pelo trabalho e voltem logo pois precisamos de vcs!

    ResponderExcluir
  8. Santarem tava presisando disso. Eu vi voces falando com meu vizinho que e carroceiro. Ele ta cuidando melhor do cavalo semana passada vi ele dando agua pro cavalo de tarde e iso nunca acontecia. tem outros que pasam por aqui que voces precisan falar com eles, eles colocam os filhos pra trabalha e batem muit no cavalo nao gosto de carroceiro, eles tinha que para de usar o cavalo e puxar eles mesmo a carroca

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! O governo deveria ajudar vocês, a situação de Santarém e horrivel, na minha cidade tem duas ongs que sao financiadas pela prefeitura e todo mundo castra de graca seu cachorro. Como faço para entrar em contato com voces? Queria ser voluntária.

    ResponderExcluir
  10. É muito cachorro na rua, tinha que ter castração aqui em Santarém. a castração aqui custa uns 200 reais e minha cadela já pariu 2 vezes porque nao tenho esse dinheiro pra castrar e nao vou doar o meu cachorro nem minha cadela. Já me falaram que o anticoncepcional dá cancer na cachorra. lá em Manaus o ccz faz de graça.

    ResponderExcluir

Comente esta matéria.