SCM Music Player

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Câncer de Lula da Silva volta. Ele fará check-up. E não é pelo SUS.

Os próximos exames de controle do câncer do ex-presidente já têm data marcada: 23 de maio. Nesse dia, Lula permanecerá durante quatro horas pela manhã no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para se submeter a exames de sangue, ressonância magnética e PET-Scan. Os resultados do check-up serão divulgados no mesmo dia, por meio de um boletim médico.

Desde que foi diagnosticado com câncer de laringe, em outubro de 2011, Lula tem se submetido a exames médicos semestrais. E assim deverá ser até o fim de 2016. A cura da doença só pode ser confirmada se depois de cinco anos não houver recorrência do tumor.
Há vinte tipos de câncer de laringe, com 150 000 novos casos por ano no mundo - dos quais 10 000 no Brasil. O de Lula, carcinoma epidermoide, foi o mais comum e também um dos mais agressivos. Ao longo de quatro meses, o ex-presidente se submeteu a um tratamento dividido em duas etapas. Na primeira, passou por sessões de quimioterapia. Em seguida, foi submetido a uma combinação de quimioterapia e radioterapia.
Desde o fim do tratamento, inúmeros boatos surgiram em relação à volta do tumor -- todos desmentidos pela equipe médica que cuida do ex-presidente. O mais recorrente é o de que Lula se submete a terapias no Síro Libanês durante a noite para fugir do assédio. Ele chegaria ao hospital de helicóptero.
Há duas semanas, Lula postou em seu perfil oficial no Facebook um vídeo de dois minutos e meio em que ele aparece fazendo exercícios físicos em uma academia. Em uma hora, o post já tinha mais de 100 mil visualizações e 2,5 mil compartilhamentos. "Resolvi fazer esse vídeo como uma contribuição às pessoas. Parece pouco, mas para um velhinho como eu, está de bom tamanho", disse. No fim do vídeo, aparece o médico medindo a pressão do ex-presidente: 12 por 7.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.