SCM Music Player

domingo, 31 de agosto de 2014

O que são essas coisas voando nos seus olhos?

Com certeza absoluta você já se pegou olhando para essas manchas nos olhos. Você olha pro lado e lá vão elas. Olha pro outro e elas se movem também! Mas…que tipo de demônio é esse? Bruxaria? Pé frio? Mochila de criança?

Floaters_thumb


Calma, a ciência, como sempre, vai nos ajudar a entender esse mistério.
Pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão são chamadas “moscas volantes”. Geralmente são vistas quando se olha para um fundo claro, como uma parede branca ou um céu azul. Faça o teste aí…viu? Na realidade, as moscas volantes são minúsculos grumos de gel ou células dentro do corpo vítreo, o fluido gelatinoso, que preenche o interior do olho.
Estes objetos dão a impressão de estar diante do olho, mas de fato estão flutuando lá dentro.
Mas, o que causa isso? O descolamento do vítreo posterior, que pode ocorrer ao envelhecermos. O processo resulta do espessamento ou contração do gel vítreo, formando grumos ou filamentos dentro do olho.
As “moscas volantes” tornam-se mais freqüentes à medida que envelhecemos. Uma macete para sumir com esses bichos é movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, pode ajudar a afastar as moscas volantes do campo de visão que, com o passar do tempo, deixarão de ser tão perceptíveis.
Não há um tratamento que elimine as moscas volantes. Algumas delas podem permanecer no campo de visão, porém muitas diminuem ou desaparecem com o tempo, deixando de incomodar.
E aí, você tem moscas volantes?


Macaco Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.