SCM Music Player

domingo, 23 de dezembro de 2012

CASTIGO VIRTUAL: REDES SOCIAIS VIRAM PALMATÓRIAS!

Pais e filhos se desentendem na web (Foto: Reprodução)Redes sociais como Facebook têm servido cada vez mais como estopim para desequilibrados de todos os tipos agredirem seus próprios filhos, ou outras pessoas em nome deles. Casos como o descrito acima aconteceram bastante em 2012. O TechTudo separou cinco fatos que mais repercutiram na web neste ano.

 
Com a Internet cada vez mais presente nas nossas vidas, é natural que ela afete todos os tipos de relacionamento, inclusive o de pais e filhos. Muitas vezes é através da web que os responsáveis ficam sabendo do que seus filhos gostam, pensam, sentem e reclamam. E quando não apreciam o que leem, os pais mais moderninhos não pensam duas vezes: aproveitam a própria rede social para aplicar disciplina.
Entramos na era do castigo virtual com um método polêmico de educar por meio da exposição mundial. Porém, infelizmente, nem todas as interações entre genitores e suas crias são motivadas pela educação.
 
5. Graham Anderson
Uma tragédia envolvendo o Facebook aconteceu em setembro, no condado de Wiltshire, Inglaterra. Ao ver a atualização de status da ex-mulher, Victoria Jones, para em um relacionamento sério, Graham Anderson teria matado seus dois filhos e cometido suicídio em seguida.
Os meninos, Jack, de 11 anos, e Bryn, de 3 anos, foram mortos enquanto passavam férias na casa do pai, a quem visitavam com frequência após a separação do casal. No ano passado, Graham Anderson havia sido preso por agredir a mãe das crianças, com quem o assassino pretendia reatar.
 
As vítimas Jack Anderson, 11, e Bryn, 3; ao lado, Graham Anderson (Foto: Reprodução)
As vítimas Jack Anderson, 11, e Bryn, 3; ao lado, Graham Anderson (Foto: Chris Eades)
 
4. Marvin Potter
A história de Marvin Potter, 60 anos, também diz respeito à punição e ao Facebook, mas as semelhanças param por aqui. Ele foi acusado de matar a tiros um casal por ter excluído sua filha, Jenelle Potter, da lista de amigos na rede social. O crime, que aconteceu em janeiro nos Estados Unidos, foi executado com a ajuda de Jamie Curd, primo de segundo grau e namorado da moça.
As vítimas – Billy Payne Jr, de 36 anos, e Billie Jean Hayworth, de 23 anos – foram mortas na frente do filho, um bebê de oito meses, que foi poupado. A barbaridade chocou internautas do mundo inteiro. Os réus, que respondem a duas acusações de assassinato cada, estão presos até que aconteça o julgamento, marcado para abril de 2013.
 
Os acusados de assassinato James Curd, 38, e Marvin Potter, 60 (Foto: Reprodução) (Foto: Os acusados de assassinato James Curd, 38, e Marvin Potter, 60 (Foto: Reprodução))
Os acusados de assassinato James Curd, 38, e Marvin Potter, 60 (Foto: Reprodução/Daily Mail)
3. Fotos engraçadas do casal Wisconsin
Um casal de Wisconsin, Estados Unidos, conseguiu castigar a filha adolescente e transformar a advertência em viral da web. Cansados das malcriações da garota, os responsáveis confiscaram seu celular por uma semana, tiraram várias fotos com caretas engraçadas e postaram em seu perfil do Facebook.
 
O sucesso veio com a ajuda do irmão, Austin, que publicou a fotografia no Reddit junto com a frase “Meus pais tomaram o celular da minha irmã e ficaram com ele por uma semana. Eles publicaram mais ou menos umas 10 dessas no perfil dela no Facebook. Estão fazendo isso certo!”
Até agora, o post já tem mais de 2,8 milhões de acessos e 943 comentários, tendo recebido a aprovação de 52% dos leitores. Quando um dos usuários perguntou a razão da advertência, Austin explicou que ela tinha sido respondona com eles.

Casal portou fotos constrangedoras no Facebook da filha malcriada (Foto: Reprodução) (Foto: Casal portou fotos constrangedoras no Facebook da filha malcriada (Foto: Reprodução))Casal postou fotos constrangedoras no Facebook da filha malcriada (Foto: Reprodução/Gawker)
 
2. Denise Abott
Ao descobrir que sua filha pré-adolescente, Ava, usava o Facebook para reclamar da vida e dela própria, Denise Abott decidiu usar a rede social para puni-la. A mãe, moradora de Ohio, Estados Unidos, entrou na conta da garota e alterou a foto do perfil, colocando um grande "X" em sua boca e os dizeres: “Eu não consigo manter minha… (o X complementava a ideia de boca fechada). Não posso mais usar o Facebook ou celular. Por favor, pergunte-me por quê. Minha mãe disse que tenho que responder a todo mundo que me perguntar”.
E o castigo não acabou aí. Quando alguém mandava mensagem questionando, recebia a seguinte resposta: “Eu fui má com minha mãe e falei desrespeitosamente com ela na frente dos meus amigos. Isso me fez perceber que eu não quero minha foto lá daquele jeito porque todos os meus amigos estão me perguntando o que aconteceu e o que eu fiz. Ava, 13 (anos)”.
Muito se discutiu sobre a postura da mãe. Em entrevista à rede de televisão NBC, Denise Abott se defendeu dizendo que apenas adequou o corretivo aos tempos atuais. “Quando você coloca tudo no Facebook, deve perceber que há consequências para todas as suas ações”, justificou.

Foto do perfil de Ava no Facebook alterada pela mãe, Denise Abott (Foto: Reprodução) (Foto: Foto do perfil de Ava no Facebook alterada pela mãe, Denise Abott (Foto: Reprodução))Foto do perfil de Ava no Facebook alterada pela mãe, Denise Abott (Foto: Reprodução)
1. Tommy Jordan
 
Em fevereiro, a polêmica relação entre Tommy Jordan e sua filha Hannah Jordan, de 15 anos, ganhou as atenções dos internautas. A dupla da Carolina do Norte, Estados Unidos, ficou famosa depois que o pai postou um vídeo no YouTube atirando no computador da adolescente. A atitude foi motivada por uma postagem de Hannah no Facebook em que ela reclamava sobre suas tarefas domésticas, dizia que ficava cansada com os afazeres e reivindicava um pagamento pelo serviço de casa.
Em apenas 24 horas, a gravação já tinha atingido a marca de 11 milhões de acessos – hoje esse número já passa dos 35 milhões. No Facebook, 104.183 pessoas curtiram o vídeo, que foi compartilhado mais de 37 mil vezes. Apesar do comportamento do pai ter recebido duras críticas por parte de educadores, 90,81% dos espectadores do YouTube aprovam a conduta do responsável.
Com a grande repercussão, o vídeo recebeu inúmeras paródias. O fato virou tema de discussão de diversos programas de televisão; um deles, o “Today Show”, chegou a contar com a participação de pai e filha. Na ocasião, Hannah declarou que achou a conduta do pai exagerada, mas entendeu os motivos dele. Tommy, por sua vez, disse que, apesar de receber muito mais elogios do que críticas, percebeu o mau exemplo dado. Ambos relataram que o episódio serviu para melhorar o entendimento entre eles, que riem do fato de terem se tornado viral na Internet.

Tommy Jordan no vídeo em que atira no computador da filha adolescente (Foto: Reprodução) (Foto: Tommy Jordan no vídeo em que atira no computador da filha adolescente (Foto: Reprodução))Tommy Jordan no vídeo em que atira no chão computador da filha adolescente (Foto: Reprodução/YouTube)
 
Se você se lembrar de outro episódio bizarro de pais e filhos na Internet que tenha lhe impressionado, escreva nos comentários.
 
 
 
TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.