SCM Music Player

domingo, 25 de novembro de 2012

Círio da Conceição é realizado neste domingo em Santarém

Círio da Conceição é realizado neste domingo em SantarémO Círio de número 94º é realizado neste domingo (25), em Santarém. A festa acontece em homenagem à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Santarém.

Para os devotos, o Círio foi criado pela fé e já se vão nove décadas de religiosidade popular, tradição, cultura. Quase um século só da procissão do Círio e a cada ano a festa se renova com romarias e homenagens.

Além da fé, outros símbolos também envolvem a festividade:

Peregrinação da imagem

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição antecede a grande festa do Círio.

A imagem percorre diferentes lugares, entre casas, escolas, hospitais, repartições públicas, escritórios. É um poderoso meio de evangelização da Paróquia da Conceição, apoiada pela Diocese de Santarém.

As visitas da imagem são oportunidades de culto e devoção, mas, sobretudo, uma maneira de o devoto preparar-se para o Círio.

Berlinda

A Berlinda já existia no primeiro Círio, que aconteceu em 1919. Ela é local que embala e conduz a imagem de Nossa Senhora da Conceição ao longo do trajeto.
Manto

O manto é responsável por envolver a imagem de Nossa Senhora. A cada procissão, há sempre um novo manto a envolvendo. Todo ano ele é confeccionado por uma família diferente, voluntariamente.
Trasladação

A trasladação é a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Igreja Matriz para a Igreja de São Sebastião um dia antes do Círio.

A caminhada é conhecida como 'Procissão Luminosa', onde os fiéis acompanham a imagem com castiçais com velas nas mãos.

Ao chegar à Igreja de São Sebastião, a imagem é velada por fiéis, até o dia seguinte, quando sai em romaria.

Cordeiros/Promessas

A Corda do Círio é uma espécie de elo entre o povo e a Virgem da Conceição. É o momento em que milhares de fiéis unem suas forças para levar a Corda que simboliza fé, promessas e graças alcançadas.

É um grande compromisso de fé à Virgem Maria, são momentos de agradecimentos a Deus pela intercessão da Bem Aventurada. A Corda é um dos símbolos mais importantes da tradição da Festa de Nossa Senhora da Conceição em Santarém.
 
Ela é feita de fibra de Sisal, medindo 220 metros de comprimento e pesa aproximadamente meia tonelada. Neste ano a mesma foi confeccionada na Bahia.
Com uma força imaterial, mesmo que somada a ela esteja a energia de mãos humanas, a Corda do Círio concebe-se como um dos ícones mais importantes da fé e da tradição da Festa da Conceição em Santarém.

Homenagens

Durante todo o percurso por onde passa a imagem de Nossa Senhora da Conceição, famílias e empresas homenageiam a padroeira de Santarém, agradecendo as graças alcançadas ou simplesmente pedindo a benção.

Algumas delas já são tradicionais na região, como a homenagem prestada pelo Sindicato dos Estivadores de Santarém. Um dos momentos mais esperados por quem participa do Círio.

Este ano estão confirmadas 25 homenagens. Além das várias pequenas homenagens em frente às casas dos moradores que residem nas ruas por onde passa o círio.

Percurso

O domingo do Círio começa com a tradicional missa dos cordeiros, que são os fiéis que acompanham a caminhada na Corda.

Após a missa, a romaria percorre a Av. São Sebastião, Av. Cuiabá, Av. Tapajós até a Praça da Matriz, num percurso de 7 km.

Na chegada, continua a celebração Eucarística, presidida pelo bispo da cidade.



Caminhada de Fé

Em 1995, o Padre Auricélio Paulino lançou um desafio, caminhar de Mojuí dos Campos a Santarém, no dia da Festa da Padroeira, como forma de agradecimento pelo trabalho realizado à frente da Paróquia de Santo Antonio de Pádua. Já que naquele ano, encerravam os trabalhos dele naquela paróquia. Neste primeiro ano, apenas 300 pessoas aceitaram o desafio e realizaram a 1ª Caminhada de Fé com Maria.

Os números são cada vez mais crescentes e, como todo mito se perpetua através do rito, o Círio se renova também por meio de outras manifestações que ocorrem durante as Festividades. Este ano, a Caminhada entra para o 18º ano consecutivo, e será realizada no dia 1º de dezembro.

Fogos

No
dia de Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, acontece a tradicional queima de fogos, que leva milhares de santarenos a orla da cidade. Ela marca o fim das Festividades da Santa.

Notapajos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.